Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais

Área do conteúdo

Pesquisadores do PPGERN e UNILAB descobrem nova espécie de aranha no Maciço de Baturité

Data de publicação: 21 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

A nova espécie de aranha, denominada Macrophyes pacoti, foi descoberta no Maciço de Baturité/CE, em pesquisa realizada sob a orientação do Prof. Dr. Jober Fernando Sobczak, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e membro permanente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN). Também participaram da pesquisa, o mestrando do PPGERN, Ítalo Diego Paiva Arruda, pesquisadores da UNILAB, Profa. Jullyana Sobczak e o bolsista de iniciação científica Ageu Nóbrega, além de pesquisadores do Instituto Butantan e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Dados dessa descoberta foram publicados em um artigo na Revista Internacional Zootaxa. “Essa nova espécie foi descrita com aranhas coletadas aqui em Pacoti, mas a distribuição dela vai até o Rio de janeiro”, afirma o Prof. Jober Sobczak. No artigo, além das características da aranha Macrophyes pacoti, também é abordada a interação com o fungo Gibella sp. “A interação com o fungo é a primeira a ser feita para o nordeste. Nesse trabalho, observamos muitas aranhas parasitadas por Gibelulla sp., um fungo que ataca aranhas no mundo todo. Agora estamos investigando os  mecanismos adotados por ele para interagir com a aranha. Já sabemos que o fungo é capaz de alterar o comportamento da aranha, deslocando aranhas parasitadas para morrerem acima das aranhas não parasitadas. Isso facilitaria a infecção de novas aranhas com os esporos do fungo, explica o professor.

Desde 2014, os pesquisadores buscam novas interações nas matas do Maciço, estando o trabalho, hoje, concentrado na parceria com o Sítio São Luiz, em Pacoti/CE. A pesquisa recebe fomento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), através do edital de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides da Região Sudeste Brasileira (INCT-Hympar).

Fonte: Prof. Jober Sobczak, docente do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza/UNILAB e do PPG em Ecologia e Recursos Naturais/UFC – e-mail: jobczak@unilab.edu.br

Acessar Ir para o topo